• hc@horadacrianca.com
  • 071 3356.1320

Biografia

ADROALDO – EDUCADOR E JORNALISTA

Adroaldo Ribeiro Costa – baiano de Salvador, nasce a 13 de abril de 1917. Vive sua infância e juventude na “Terra dos Canaviais” – Santo Amaro da Purificação.


Adroaldo Ribeiro Costa aos 7 meses de idade/ Foto: Arquivo HC


Vem para Salvador em 1927 e no Ginásio da Bahia faz o exame de admissão. Cursa a primeira série no Colégio Carneiro Ribeiro, transferindo-se no ano seguinte para o Ginásio Santamarense, e escola Normal anexa primeira Escola Secundária do interior da Bahia, fundado e dirigido por seu pai, Arlindo da Silva Costa. Terminando o Curso Ginasial, volta a Salvador, para ingressar na Faculdade de Direito da Bahia, onde diploma-se bacharel em 1936.

Sua mãe, Alina Ribeiro Costa, é a primeira mestra no estudo da música (piano), continuando mais tarde com o Maestro Agenor Gomes.

Santo Amaro da Purificação é presença marcante em sua vida que muitos pensam ser ele Santo-amarense. Este seu amor por Santo Amaro lhe vale, o título de cidadão, da Leal e Benemérita Cidade.


Adroaldo aos 15 anos com a madrinha Durvalina/ Foto: Arquivo HC
 

A profissão de Advogado não lhe atrai, opta por ser educador. Como professor começa no Ginásio Santamarense, vindo para Salvador em 1943, já agora definitivamente.

Sua atuação como professor é de maior importância na história do magistério baiano.

Ensina em vários Colégios como: Maristas, Escola do Comércio, Instituto Normal da Bahia, onde passa a ser catedrático de História, título que conquista com brilhante defesa de tese “Conceito e Valor da História, Em face de Três Realidades: o professor, o aluno e a Lei”.

 


Adroaldo se forma em Direito mas abraça a Educação/ Foto: Arquivo HC

 

Fundador-Diretor do Colégio de Itapagipe dirige também o Instituto de Educação Isaias Alves; o Serviço de Assistência a Menores, no governo Lomanto Junior; membro da Comissão de Cultura Artística e Teatral do Estado da Bahia, governo Antônio Balbino; Superintendente de Difusão Cultural da SEC gestão Anísio Teixeira; membro da Academia Baiana de Educação, do Conselho da Fundação Cultural do Estado da Bahia – primeiro governo Antônio Carlos Magalhães, Coordenador de Música e Artes Cênicas do Teatro Castro Alves. Preside também, a Associação Brasileira de Escritores, a Federação Baiana de Futebol, o Esporte Clube Bahia.

“Como escritor, seus livros publicados são: “Conversa de Esquina”, “Oração a Juventude”, Igarapé, “A Independência foi a Guerra na Bahia” (revista em quadrinhos).

Como cronista deixa milhares de crônicas. Além das peças teatrais “Narizinho”, Timide”, “ Monetinho”, “Infância”, “Nossa Árvore Querida”, “Agulha ou Fantasia das Idades” e centenas de peças curtas como: monólogo, poemas e esquetes.

Vibrante orador, seus discursos são belas páginas educativas.

Como compositor deixa dezenas de peças musicais para Orquestra e Coro, é autor de vários hinos como: Hino do Bahia; Hino da Olimpíada Baiana da Primavera; Hino do Colégio Maristas e várias canções infantis e românticas; rapsódias e a maioria das músicas das peças de Teatro encenados pela Hora da Criança, muitas de parceria com o grande maestro Agenor Gomes co-fundador da Hora da Criança, seu amigo e companheiro de primeira hora, que o acompanhou até 1970 ano de sua morte.

Como jornalista escreve para jornais: “O Imparcial”, “O Povo”, “Estado da Bahia”, “Diário de notícias”, “Diário da Bahia”, porém é no jornal “A Tarde” que se consagra como cronista e editorialista, coordenando a Página Infantil.

No rádio baiano atua com destaque; produzindo e apresentando o “Programa Hora da Criança” e “Em Tempo de Criança” este último também na televisão.

Antes mesmo de fundar a Hora da Criança, Adrolado, em 1942 levanta a bandeira para que a Bahia tivesse uma casa de espetáculos que substituísse o Teatro São João que fora incendiado. Foi importantíssima sua contribuição para a construção do Teatro Castro Alves em 1957 quando o próprio governador Antônio Balbino revelou que aquela realização nascia sob a inspiração de “Narizinho” – Opereta encenada pela Hora da Criança a 22 de dezembro de 1947, que inaugura o teatro infantil no Brasil.

Dentre todas, a “Hora da Criança” é a maior realização do professor Adrolado e representa um marco na história da Educação e da Cultura na Bahia e no Brasil.

Adrolado Ribeiro Costa, além de ter sido o fundador da “Hora da Criança”, é seu Diretor-Presidente até a data de sua morte no dia 27 de fevereiro de 1984.

Viveu a “Hora da Criança” sem restrições, integralmente, dela foi o seu arauto e o seu poeta maior!

 

Fonte: Pesquisa e Entrevista com Josélia Almeida dos Santos (Diretora-Presitente da Hora da Criança)

Igarapé

Igarapé: História de uma Teimosia, de Adroalo Ribeiro Costa.

Livro dividido em duas partes:

Leia aqui a parte 1

Leia aqui a parte 2

Composições

Adroaldo Ribeiro Costa compôs diversas músicas. Hinos, como o da Hora da Criança, o do Esporte Clube Bahia e o da Olimpiada Baiana da Primavera. Confira as letras, abaixo:

 
HINO DA HORA DA CRIANÇA
 
Os meninos da Bahia
Nesta Hora da Criança
A mensagem da esperança
Vem trazer com alegria
Que na terra em flor
Haverá amor
Que no céu de anil
Haverá explendor
Enquanto nós cantarmos haverá Brasil, Brasil
 
 
HINO DA OLIMPÍADA BAIANA DA PRIMAVERA
 
Canta primavera
Em nossas vozes juvenis
Circula  primavera
Em nossas veias juvenis
Nossa alegria
É a primavera da Bahia
Lutar com lealdade
Em busca da vitoria
Saber perder com glória
Sorrir na adversidade
Ser forte pelo esporte
E viver com alegria
Eis o ideal
Da juventude da Bahia
 
HINO DO ESPORTE CLUBE BAHIA
 
Somos a Turma Tricolor,
Somos a voz do campeão,
Somos do povo o clamor,
Ninguém nos vence em vibração!
 
Vamos, avante, esquadrão!
Vamos, serás o vencedor!
Vamos, conquistar mais um tento!
Bahia, Bahia, Bahia!
Ouve esta voz que é seu alento!
Bahia, Bahia, Bahia!

Mais um! Mais um, Bahia!
Mais um, mais um título de glória!
Mais um! Mais um, Bahia!
É assim que se resume a sua história!

 

Fotos

 

Missa 100 anos de Adroaldo Ribeiro Costa


Ver todas
© Copyright Hora Da Criança - Todos os direitos reservados - hc@horadacrianca.com
Av. Juracy Magalhães Jr, s/n - Parque Lucaia - 41.940-060 Salvador, Brasil
(71) 3356.1320 - hc@horadacrianca.com